Justiça do Trabalho movimentou em 2023 R$ 7 bilhões por meio de conciliações
A conciliação na Justiça do Trabalho movimentou, em 2023, R$ 7 bilhões. Foram fechados acordos em 758 mil processos – o que representa 44% de todos os casos solucionados. Em comparação com 2022, houve um crescimento de quase 15% no volume de conciliações e um salto gigantesco em relação a 2018, que fechou com apenas 174, antes da inauguração dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.
O CEJUSC (CEJUSC-JT), criado pela Justiça do Trabalho em 2013, é uma unidade dedicada à conciliação e mediação de processos trabalhistas, desempenhando um papel crucial na resolução de conflitos de forma consensual nos Tribunais Regionais do Trabalho e Varas do Trabalho.
Consultada pelo Valor Econômico, Samanta de Lima Soares M. Leite Diniz, advogada da área Trabalhista, Sindical e Remuneração de Executivos, avalia que o CEJUSC cumpre o seu papel, contudo, muitos processos que são pautados nem sempre têm sua finalidade atingida, pois a ausência do devedor, por exemplo, em uma execução frustrada, não implica ato atentatório à dignidade da Justiça.
Confira a matéria completa: https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2024/04/03/justica-do-trabalho-movimentou-em-2023-r-7-bilhoes-por-meio-de-conciliacoes.ghtml