Voltar

A Semana em Brasília – Sessões de 08 a 12 de novembro

Publicado em Notícias

Agenda de Julgamentos

 

Supremo Tribunal Federal

 Plenário

 

10/11/2021

 

  • ADPF nº 334

Relator: Min. Alexandre de Moraes 

Arguição de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pela Procuradoria Geral da República em face de artigo do CPP que concede direito a prisão especial a portadores de diploma de ensino superior.

 

  • ADI nº 5355

Relator: Min. Luiz Fux

Ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Procuradoria Geral da República questionando dispositivo que impede o exercício provisório em postos e repartições do MRE de cônjuges de servidores do MRE no exterior.

 

  • Tema 1022 de repercussão geral

Relator: Min. Alexandre de Moraes

Tese debatida: dispensa imotivada de empregado de empresa pública e de sociedade de economia mista admitido por concurso público (RE 688.267).

 

  • ADI nº 5941

Relator: Min. Luiz Fux

Ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores em face do art. 139, IV, do CPC/2015, segundo o qual incumbe ao juiz “determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária”.

 

 

  • ADI nº 4067

Relator: Min. Joaquim Barbosa 

Ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Democratas em face da Lei 11.648/08 quanto aos limites da representatividade das centrais sindicais e o recebimento por essas de parcela do imposto sindical.

Situação de julgamento: o julgamento terá continuidade com o voto vista do Ministro Gilmar Mendes.

 

  • Tema 6 de repercussão geral

Relator: Min. Marco Aurélio

Tese debatida: dever do Estado de fornecer medicamento de alto custo a portador de doença grave que não possui condições financeiras para comprá-lo (RE 566.471).

Situação de julgamento: já manifestaram voto o relator e os Ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. O julgamento terá continuidade com a apresentação do voto vista do Min. Gilmar Mendes.

 

11/11/2021

 

  • ADPF nº 706

Relatora: Ministra Rosa Weber

Arguição de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras- CRUB em face de decisões judiciais que impõem descontos compulsórios e a suspensão de pagamentos de mensalidades das instituições privadas de ensino superior, como medidas para enfrentamento da pandemia do COVID-19.

 

  • ADPF nº 713

Relatora: Ministra Rosa Weber  

Arguição de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pela Associação Nacional das Universidades Particulares-ANUP, em face de projetos de lei, decisões judiciais e conjunto de atos que impõem descontos compulsórios e que determinam a suspensão das aulas nas instituições privadas.

 

  • ADI nº 6561

Relator: Min. Edson Fachin

Ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Procuradoria Geral da República em face da Lei n° 3.528/2019, do Estado de Tocantins, que cria o cadastro estadual de usuários e dependentes de drogas.

 

  • Tema 865 de repercussão geral

Relator: Min. Luís Roberto Barroso

Tese debatida: compatibilidade da garantia da justa e prévia indenização em dinheiro (CF/88, art. 5º, XXIV) com o regime de precatórios (CF/88, art. 100) (RE 922.144).

 

  • Tema 1.000 de repercussão geral

Relator: Min. Luiz Fux

Tese debatida: discussão quanto à constitucionalidade de norma que prevê a possibilidade de nomeação de cônjuge, companheiro ou parente, em linha reta colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante, para o exercício de cargo político (RE 1.133.118).

 

Plenário Virtual (12/11/2021 a 22/11/2021)

 

  • ADI nº 6928

Relatora: Ministra Carmen Lúcia

Ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) questionando a forma de concessão de auxílio por incapacidade temporária.

 

  • ADPF nº 834

Relatora: Ministra Carmen Lúcia

Arguição de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pela Associação dos Funcionários do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na qual questiona atos normativos do órgão que fixa regras para que os pesquisadores concedam entrevistas à imprensa e divulguem resultados das pesquisas.

 

  • ADI nº 4784

Relator: Min. Luís Roberto Barroso

Ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Associação Nacional das Franquias Postais do Brasil questionando incidência de ISS sobre a atividade.

 

  • ADI nº 6852

Relator: Min. Edson Fachin

Ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Procuradoria Geral da República questionando o poder de requisição de defensoras e defensores públicos.

 

  • Tema 745 de repercussão geral

Relator: Min. Marco Aurélio

Tese debatida: alcance do art. 155, § 2º, III, da Constituição, que prevê a aplicação do princípio da seletividade ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS (RE nº 714.139).

Situação de julgamento: relator vota pelo provimento do recurso com a fixação da seguinte tese, no que foi acompanhado pelos Ministros Dias Toffoli e Carmen Lucia: “Adotada, pelo legislador estadual, a técnica da seletividade em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, discrepam do figurino constitucional alíquotas sobre as operações de energia elétrica e serviços de telecomunicação em patamar superior ao das operações em geral, considerada a essencialidade dos bens e serviços”; Ministro Alexandre de Moraes diverge do Relator, pediu vista dos autos o Ministro Gilmar Mendes. Portanto, o julgamento terá continuidade com a prolação do voto vista.

 

  • ADI nº 6870

Relator: Min. Gilmar Mendes

Ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Procuradoria Geral da República questionando o poder de requisição de defensoras e defensores públicos.

Situação de julgamento: voto do relator julgando procedente o pedido para declarar a inconstitucionalidade dos arts. 21, XVI; e 54, I, da Lei Complementar 828/2010, do Distrito Federal, pediu vista dos autos o Ministro Edson Fachin. Portanto, o julgamento terá continuidade com a prolação do voto vista.

 

  • MI nº 4204

Relator: Min. Luís Roberto Barroso

Mandado de injunção que discute o direito de servidora pública federal à contagem diferenciada do tempo de serviço para fins de aposentadoria especial.

Situação de julgamento: o relator votou pela concessão parcial do MI para reconhecer a existência de omissão normativa quanto ao direito à aposentadoria especial de servidores públicos e determinar a análise do requerimento da servidora com base no Regime Geral da Previdência Social. Pediu vista dos autos o Ministro Gilmar Mendes. Portanto, o julgamento terá continuidade com a prolação do voto vista.

 

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

 

09/11/2021

 

Turmas

 

1ª Turma

 

  • Recurso Especial nº 1.805.226/SP

Relator: Min. Sergio Kukina

Tese debatida: isenção ou não de ISS sobre os serviços prestados no interior de navios e embarcações de bandeira estrangeira, bem como nos navios nacionais com inscrição no Regime Especial Brasileiro – REB.

 

2ª Turma

 

  • Recurso Especial nº 1.769.415/SC

Relator: Min. Francisco Falcão

Tese debatida: recomposição de perdas ocorridas por conta da URV, pleiteada por servidores do Bacen.

 

  • Recurso Especial nº 919.700/BA

Relatora: Ministra Assusete Magalhães

Tese debatida: decretação de indisponibilidade dos bens sem considerar a natureza solidária da responsabilidade patrimonial em casos de improbidade administrativa.

 

3ª Turma

 

  • Recurso Especial nº 1.884.483/PR

Relator: Min. Ricardo Villas Bôas Cueva

Tese debatida: possibilidade ou não de convenção de condomínio proibir a locação por temporada de imóvel residencial.

 

  • Recurso Especial nº 1.946.388/SP

Relator: Min. Paulo de Tarso Sanseverino

Tese debatida: acessoriedade entre os contratos de compra e venda do veículo e mútuo realizado entre o consumidor e a instituição financeira, rescisão dos contratos por vício do produto e devolução das parcelas pagas pelo financiamento.

 

  • Recurso Especial nº 1.953.180/SP

Relator: Min. Ricardo Villas Bôas Cueva

Tese debatida: créditos garantidos por alienação fiduciária.

 

  • Recurso Especial nº 953.211/RJ

Relatora: Ministra Nancy Andrighi

Tese debatida: se, nas sociedades anônimas, inexistindo vedação no estatuto, as ações transferem-se automaticamente aos herdeiros em caso de falecimento.

 

  • Recurso Especial nº 954.457/GO

Relator: Min. Moura Ribeiro

Tese debatida: ação cautelar antecedente com sequestro de soja e termo inicial da contagem do prazo de 30 dias para a propositura da ação principal.

 

  • Recurso Especial nº 1.964.227/DF

Relator: Min. Ricardo Villas Bôas Cueva

Tese debatida: prescrição da pretensão para revisar contratos bancários e pleitear restituição de valores indevidamente.

 

4ª Turma

 

  • Recurso Especial nº 1.334.097/RJ

Relator: Min. Luís Felipe Salomão

Tese debatida: direito ao esquecimento referente ao caso da chacina da Candelária.

 

  • Recurso Especial nº 1.792.265/SP

Relator: Min. Luís Felipe Salomão

Tese debatida: se bem imóvel pode ser excluído da execução em caso de dívidas subsequentes à constituição do bem de família.

 

  • Recurso Especial nº 848.369/MG

Relator: Min. Marco Buzzi

Tese debatida: ação de cobrança e limitação ao capital segurado constante da apólice.

 

  • Recurso Especial nº 872.153/SP

Relator: Min. Luís Felipe Salomão

Tese debatida: possibilidade ou não de coexistência de ação de execução fiscal e habilitação de crédito.

 

  • Recurso Especial nº 1.966.034/MG

Relator: Min. Luís Felipe Salomão

Tese debatida: se há relação direta entre a contribuição previdenciária e o benefício previdenciário.

 

  • Recurso Especial nº 851.101/RJ

Relatora: Ministra Isabel Gallotti

Tese debatida: se a alegada inobservância do dever de cuidado por ocasião da emissão da apólice de seguro de vida pode ser motivadora de danos pessoais, materiais e morais.

 

10/11/2021

 

1ª Seção

 

  • Embargos de Divergência em Recurso Especial nº 1.812.709/SP

Relator: Min. Mauro Campbell

Tese debatida: se é possível o arbitramento de honorários advocatícios com base na equidade nas causas relacionadas à Fazenda Pública a partir da interpretação conjunta dos artigos 85, §§ 3º e 8º, do CPC/2015.

Não haverá sessão de julgamento da 2ª Seção.

 

11/11/2021

 

Corte Especial

 

  • Conflito de Competência nº 181.628/DF

Relator: Min. Raul Araújo 

Tese debatida: conflito de competência entre a 1ª e a 3ª Turma do STJ para julgar controvérsia que se relaciona com a prestação de serviço público por concessionária e a responsabilidade civil daí decorrente.

 

  • Recurso Especial nº 1.644.077/PR

Relator: Min. Herman Benjamin  

Tese debatida: se a exclusão de determinado litisconsorte, pessoa física, do polo passivo de execução fiscal proposta pela União Federal, por ilegitimidade passiva, reconhecida em exceção de pré-executividade, enseja verba honorária fixada (i) sobre percentuais fixos sobre o valor da causa, conforme §§ 3º e 5º do art. 85, do CPC ou (ii) consoante apreciação equitativa do Juiz, a teor do §8º do mesmo artigo.

 

  • Embargos de Divergência em Agravo em Recurso Especial nº 1.672.966/MG

Relatora: Ministra Laurita Vaz 

Tese debatida: exigência ou não da indicação do permissivo constitucional, com a expressa indicação da alínea, no momento da interposição do recurso especial, para que o citado recurso possa ser apreciado pelo Superior Tribunal de Justiça.

 

  • Recurso Especial nº 1.850.512/SP, Recurso Especial nº 1.877.883/SP, Recurso Especial nº 1.906.618/SP, Recurso Especial nº 1.906.623/SP (Recursos Representativos de Controvérsia – Tema 1076)

Relator: Min. Og Fernandes 

Tese debatida: definição do alcance da norma inserta no § 8º do artigo 85 do Código de Processo Civil nas causas em que o valor da causa ou o proveito econômico da demanda forem elevados.

Destaques

Serviços

  • Cível e Resolução de Conflitos Saiba mais
    • Atuação estratégica em Tribunais Superiores
    • Contencioso e Solução de Disputas
    • Distribuição e Franquia
    • Família e Sucessões
    • Imobiliário
    • Proteção de Dados
    • Recuperação de Crédito
    • Relações de Consumo
  • Direito Administrativo Saiba mais
    • Ações e Execuções Coletivas
    • Compliance
    • Contratos Administrativos
    • Direito Regulatório
    • Fundos de Investimentos
    • Licitações
    • Precatórios
    • Servidor Público
    • Terceiro Setor
  • Direito Regulatório Saiba mais
    • Assessoria legislativa
    • Avaliação de risco regulatório
    • Defesa de interesse e defesa de impacto regulatório em aspectos técnicos setoriais
    • Due diligence
    • Pleitos de reequilíbrio econômico-financeiro ou de prorrogação de contratos firmados com entes públicos
  • Trabalhista, Sindical e Remuneração de Executivos Saiba mais
    • Auditoria Trabalhista
    • Compliance
    • Consultivo trabalhista
    • Consultoria de RH
    • Contencioso estratégico
    • Demandas Individuais e Coletivas
    • Desportivo
    • Ministérios Público do Trabalho
    • Negociação Sindical
    • Normas Regulamentadoras
    • Segurança e Medicina do Trabalho
  • Tributário Saiba mais
    • Autos de infração
    • Consultoria e Contencioso Tributário
    • Consultoria em Planejamento Tributário
    • Due Diligence em Operações de Fusões e Aquisições
    • Fiscalizações e Auditorias
    • Importação e Exportação
    • Planejamento Patrimonial e Sucessório
    • Previdenciário Empresarial
    • Regimes Especiais e Incentivos Fiscais
    • Revisão e Diagnóstico Fiscal
  • Sedes

    São Paulo

    Address:
    Alameda Santos, 74 – 10º andar
    CEP 01418-000 – São Paulo – SP
    Phones: 11 3291-3355 • 11 3524-4400
    E-mail: [email protected]

  • Sedes

    Brasília

    Endereço:
    SHS Qd .06, Cj. A, Bl. A,
    SL 204, Centro Empresarial Brasil 21, Asa Sul
    CEP 70316-102

    Telefones: 61 3039-8530
    E-mail geral: [email protected]

  • Sedes

    São Paulo

    Endereço:
    Alameda Santos, 74 – 10º andar
    CEP 01418-000 – São Paulo – SP
    Telefones: 11 3291-3355 • 11 3524-4400
    E-mail: [email protected]

top