A Semana em Brasília – Sessões de 06 a 10 de dezembro
Agenda de Julgamentos
Supremo Tribunal Federal
08/12/2021 (Dia da Justiça – art. 62, IV, da Lei 5.010/66)
09/12/2021 – Plenário
- ADI nº 2946
Relator: Dias Toffoli
Ação direta inconstitucionalidade ajuizada pela PGR em face da Lei 8.987/95 (Regime de concessão e permissão da prestação de serviços público), na parte em que regulamenta a transferência de concessões ou do seu controle societário.
Situação de julgamento: após o voto do relator que julgava parcialmente procedente o pedido formulado na ação direta, no que foi acompanhado pelo Ministro Alexandre de Moraes, pediu vista dos autos o Ministro Gilmar Mendes. O julgamento será retomado com o voto vista do Min. Gilmar Mendes.
- ADI nº 5097 e ADI nº 5911
Relator: Min. Nunes Marques
Ações diretas de inconstitucionalidade ajuizadas, respectivamente, pela Associação Nacional de Defensores Públicos – ANADEP e Partido Socialista Brasileiro em face da Lei do Planejamento Familiar (Lei 9.263/96), na parte em que determina que na vigência de sociedade conjugal, a esterilização depende do consentimento expresso de ambos os cônjuges.
- ADPF nº 289
Relator: Min. Gilmar Mendes
Arguição de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pela PGR para que seja reconhecida a incompetência da Justiça Militar para julgar civis em tempo de paz.
Plenário Virtual (10/12/2021 a 17/12/2021)
- Tema 1132 de repercussão geral
Relator: Min. Alexandre de Moraes
Tese debatida: aplicação do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias aos servidores estatutários dos entes subnacionais e o alcance da expressão piso salarial (RE 1279765).
- ADI nº 4866
Relator: Min. Gilmar Mendes
Ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil em face de artigos da Lei dos Registros Públicos (Lei 6.015/73) que tornam obrigatórios o georreferenciamento para fins de registro de propriedades rurais que foram desmembradas.
- ADC nº 76
Relatora: Ministra Rosa Weber
Ação declaratória de constitucionalidade ajuizada pela Associação Nacional dos Produtores de Alho defendendo as normas que disciplinam obrigações resultantes do direito antidumping (que combate o comércio predatório de mercadorias abaixo do preço de custo) e que prorrogam a aplicação desse direito às importações de alho originárias da China.
- ADI nº 6273
Relatora: Ministra Rosa Weber
Ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Associação de Advogadas pela Igualdade de Gênero contra a Lei 12.318/2010, que trata da alienação parental.
- ADPF nº 748
Relatora: Ministra Rosa Weber
Arguição de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro contra revogações de normas de proteção ambiental do Conama.
- ADI nº 6930
Relator: Ministro Luís Roberto Barroso
Ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público em face da lei que instituiu o Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal e o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal, programas de equilíbrio fiscal aos estados e municípios.
- ADPF nº 528
Relator: Min. Alexandre de Moraes
Arguição de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pelo Partido Social Cristão questionando a decisão do TCU que desobriga estados e municípios de destinar percentual mínimo de 60% dos Precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização dos profissionais do magistério (FUNDEF), para pagamento de profissionais do magistério.
- Tema 817 de repercussão geral
Relator: Min. Luís Roberto Barroso
Tese debatida: possibilidade de os Estados e o Distrito Federal, mediante consenso alcançado no CONFAZ, perdoar dívidas tributárias surgidas em decorrência do gozo de benefícios fiscais, implementadas no âmbito da chamada guerra fiscal do ICMS, reconhecidos como inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (RE 851.421).
Situação de julgamento: após os votos dos Ministros Roberto Barroso e Carmen Lúcia, que negavam provimento ao recurso extraordinário e propunham a fixação da seguinte tese: “É constitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais”, pediu vista dos autos o Ministro Alexandre de Moraes. Portanto, o julgamento será retomado com a prolação do voto vista do Ministro Alexandre de Moraes.
SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
07/12/2021 – Turmas
1ª Turma
- Recurso Especial nº 1.586.906/DF
Relator: Desembargador Convocado Manoel Erhardt
Tese debatida: se há ou não possibilidade de aplicação de lei nova posteriormente ao trânsito em julgado de decisão proferida no processo originário.
- Recurso Especial nº 1.835.511/SP
Relator: Min. Sergio Kukina
Tese debatida: se, após a edição da Lei n° 8.112/90, encontra-se revogada, no âmbito das entidades e dos servidores sujeitos ao seu regime, a disciplina de consignação em folha de pagamento disposta pelas Leis 1.046/50 e 2.339/54.
2ª Turma
- Recurso Especial nº 1.202.071/SP
Relator: Min. Herman Benjamin
Tese debatida: se a contratação de escritório de advocacia para atuar na prestação de contas do prefeito dispensa ou não a realização de procedimento licitatório.
- Recurso Especial nº 1.668.390/SP
Relator: Min. Francisco Falcão
Tese debatida: incidência da COFINS sobre valores recebidos a título de patrocínio por associação civil sem fins lucrativos.
- Recurso Especial nº 1.821.248/SP
Relator: Min. Herman Benjamin
Tese debatida: se decisão do TRF que consigna a impossibilidade de substituição de depósito judicial por fiança bancária sem anuência da Fazenda Pública é apta ou não a afastar a situação de suspensão de exigibilidade dos créditos para fins de contagem do prazo prescricional.
- Recurso Especial nº 1.822.834/SP
Relator: Min. Francisco Falcão
Tese debatida: responsabilidade do vendedor de boa-fé pela comprovação de que a mercadoria chegou ao destino declarado na nota fiscal, a fim de se recolher o diferencial da alíquota do ICMS.
- Recurso Especial nº 1.849.974/SP
Relator: Min. Herman Benjamin
Tese debatida: se são ou não tributáveis os bens afetos à concessão de serviços públicos ante a descaracterização da regra matriz de incidência do tributo IPTU.
3ª Turma
- Recurso Especial nº 1.872.264/RJ
Relator: Min. Moura Ribeiro
Tese debatida: obrigação de pagar indenização por perdas e danos, em virtude da resilição unilateral do contrato de afretamento de embarcação estrangeira, distratado antes do seu termo final.
- Recurso Especial nº 1.874.643/RJ
Relatora: Ministra Nancy Andrighi
Tese debatida: dever de informar por parte das empresas de telecomunicações sobre a inexistência de cobertura de sinal.
- Recurso Especial 1.904.401/RJ
Relator: Min. Marco Aurélio Bellizze
Tese debatida: se a aplicação posterior dos expurgos inflacionários em cumprimento de sentença atrai ou não a incidência da preclusão.
- Recurso Especial nº 1.929.806/SP
Relatora: Ministra Nancy Andrighi
Tese debatida: termo inicial dos juros de mora em ação renovatória de locação.
- Recurso Especial nº 1.953.667/SP
Relatora: Ministra Nancy Andrighi
Tese debatida: possibilidade de inscrição do recorrente em cadastros de inadimplentes e o princípio da menor onerosidade ao executado.
- Recurso Especial nº 1.958.652/RS
Relatora: Ministra Nancy Andrighi
Tese debatida: existência ou não de solidariedade, pela aplicação da teoria da aparência, às cooperativas médicas que integram o intercâmbio de serviços.
- Recurso Especial nº 1.959.267/RJ
Relator: Min. Marco Aurélio Bellizze
Tese debatida: se é cabível ou não a cobrança de direito autoral por presunção.
- Recurso Especial nº 1.961.480/SP
Relatora: Ministra Nancy Andrighi
Tese debatida: legalidade de ordem judicial que determinou o fornecimento de nome ou domínio de titulares de links patrocinados associados à marca registrada do recorrente no serviço de busca do google.
- Recurso Especial nº 1.961.581/MS
Relatora: Ministra Nancy Andrighi
Tese debatida: se a determinação de exclusão da matéria jornalística, reconhecidamente lícita, ofende ou não a norma do art. 188, inc. I, do Código Civil.
- Recurso Especial nº 1.963.556/SC
Relatora: Ministra Nancy Andrighi
Tese debatida: se crédito decorrente de alienação fiduciária se submete aos efeitos da recuperação judicial.
- Recurso Especial nº 1.964.438/SP
Relator: Min. Marco Aurélio Bellizze
Tese debatida: a admissão do prazo em dobro para impugnação ao cumprimento de sentença proposto em face de executados com advogados diferentes.
4ª Turma
- Recurso Especial nº 1.539.635/MG
Relatora: Ministra Maria Isabel Gallotti
Tese debatida: se o excesso cometido na legítima defesa se caracteriza como ato ilícito, com a consequente responsabilização do autor do ato. E, se, considerando que a agressão ocorreu durante o período de aula, no estabelecimento escolar, a instituição de ensino deve ser responsabilizada pelos danos de forma objetiva e solidária.